VOCÊ SABE VENDER? OU SOMENTE TIRAR PEDIDOS?
(*) Balian
Questionamento difícil,
não é mesmo! Tirar pedidos é fácil, pois o cliente liga, passa sua necessidade
através do representante de vendas ou das redes sociais, precisa do bem
rapidamente, recebe a proposta e não demora para responde-la, normalmente com
um sim.
Existem condições
macroeconômicas que favorecem esse cenário, tais como: economia aquecida, renda
alta do consumidor, inflação baixa, déficit público elevado, taxa de juros
reduzidas e volume de crédito abundante.
Podem ocorrer também,
situações de negócios propícias, especificamente quando o produto virou moda,
resolve uma necessidade crucial dos clientes ou é fruto de liquidações e
promoções irresistíveis. As estruturas imperfeitas de mercados também contribuem
através da existência de muitas empresas oferecendo produtos e serviços para
poucos ou apenas um comprador e você pertence a esse grupo.
Observe que nesse caso as
condições são muito confortáveis à empresa vendedora, pois o cliente “vai
atrás” do produto. Pois bem, a dificuldade existe quando a situação se inverte
e o contexto da economia, dos negócios e de mercado não favorecem a venda de
produtos ou serviços.
A renda do consumidor cai,
a inflação é alta, as taxas de juros sobem e o volume de crédito é reduzido,
por exemplo. Seu produto já teve o pico de vendas e está em declínio, ou você
encontra-se no grupo da grande quantidade de empresas ofertando produtos ou
serviços para reduzido número de compradores.
Nessas condições o departamento
de marketing precisa aparecer e se destacar. O primeiro ponto é, ele existe?
Muitas médias e pequenas empresas não possuem uma estratégia para vender
produtos e serviços e sem ela somado as condições econômicas, de negócios e
mercado desfavoráveis, sofrem com a queda abrupta do volume de vendas.
A tendência natural é
“acharmos culpados”, como a gestão governamental, covid-19, guerras, dentre
outras. No entanto, o foco de vendas precisa ser alterado, uma vez que se o
cliente não vem até a empresa, a empresa terá que ir ao cliente. Parece fácil,
mas não é, pois não estamos acostumados ou não sabemos como fazê-lo.
Se o contexto interno e,
ou externo é adverso, é imprescindível que o cliente perceba o valor do produto
ou serviço que lhe é oferecido. O departamento de marketing será eficiente
quando conseguir com eficácia determinar quais abordagens serão mais
apropriadas
e desenvolver mensagens e técnicas para os consumidores perceberem
o valor oferecido de seus produtos.
Faz-se necessário a
realização da pesquisa de mercado em profundidade, com o intuito de estabelecer
valor para os principais segmentos de clientes. Em cada segmento, identificar
cerca de dez fatores que contribuem para maior ou menor sensibilidade a preço de
modo a estimar quanto do valor poderia ser captado por meio de um aumento.
O passo seguinte é a
elaboração de um fluxograma para venda ao cliente, identificando todas as
etapas, do contato inicial ao fechamento da proposta. Com esse processo bem
definido e os resultados da pesquisa, o departamento de marketing terá todos
elementos para desenvolver as mensagens e técnicas para os consumidores
perceberem o valor oferecido de seus produtos e fechar a compra.
Então, mãos a obra!
Estruture seu departamento de marketing, faça a pesquisa de mercado, elabore o
fluxograma da venda e junte tudo isso numa estratégia em que o cliente ao
valorizar o produto feche o pedido de compra satisfeito.
(*) Prof. Dr. Jose Eduardo
Amato Balian
Consultor empresarial
jbalian@uol.com.br

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